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Linguagem, Códigos e suas Tecnologias

Olá Alunos e Professores,
Estamos inaugurando nosso blog, e dentro dele estão algumas páginas que contém as matrizes de referência de estudo para o ENEM. Todos aqueles que querem se preparar bem para esta avaliação deve levar em conta estas matrizes, e focar seus estudos neste modelo. Boa sorte a todos!

Matriz de Referência

•  Estudo do texto: as sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema
de comunicação e informação - modos de organização da  composição textual;
atividades de produção escrita e de leitura de textos gerados nas diferentes esferas
sociais - públicas e privadas.
•  Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social
e formadora de identidade -  performance corporal e identidades juvenis;
possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer; mitos e verdades sobre os
corpos masculino e feminino  na sociedade atual; exercício físico e saúde; o corpo e
a expressão artística e cultural; o corpo no mundo dos símbolos e como produção
da cultura; práticas corporais e autonomia; condicionamentos e esforços físicos; o
esporte;. a  dança; as lutas; os jogos; as brincadeiras.

•  Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do
mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania - Artes
Visuais: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da
comunidade. Teatro: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o
contexto da comunidade, as fontes de criação. Música: estrutura morfológica,
sintática, o contexto da obra artística, o  contexto da comunidade, as fontes de
criação. Dança: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o
contexto da comunidade, as fontes  de criação. Conteúdos  estruturantes das linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), elaborados a partir de
suas estruturas morfológicas e sintáticas; inclusão, diversidade e multiculturalidade:
a valorização da pluralidade expressada nas produções estéticas e artísticas das
minorias sociais e dos portadores de necessidades especiais educacionais.

Estudo do texto literário: relações entre produção literária e processo social,   
concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos -
produção literária e processo social; processos de formação literária e de formação
nacional; produção de textos literários, sua recepção e a constituição do patrimônio
literário nacional; relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a produção
literária nacional; elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos
da literatura brasileira; associações entre concepções artísticas e procedimentos de
construção do texto literário em seus gêneros  (épico/narrativo, lírico e dramático) e
formas diversas.; articulações entre os recursos expressivos e estruturais do texto
literário e o processo social relacionado ao momento de sua produção;
representação literária: natureza, função, organização e estrutura do texto literário;
relações entre literatura, outras artes e outros saberes. 

•  Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos
da língua, procedimentos de construção e recepção de textos - organização da
macroestrutura semântica e a articulação  entre idéias e proposições (relações
lógico-semânticas). 
•  Estudo do texto argumentativo, seus  gêneros e recursos linguísticos:
argumentação: tipo, gêneros e usos em língua portuguesa -  formas de
apresentação de diferentes pontos de vista; organização e progressão textual;
papéis sociais e comunicativos dos interlocutores, relação entre usos e propósitos
comunicativos, função sociocomunicativa do gênero, aspectos da dimensão espaço-
temporal em que se produz o texto.
          
•  Estudo dos aspectos linguísticos da  língua portuguesa:  usos da língua:
norma culta e variação lingüística - uso dos recursos linguísticos em relação ao
contexto em que o texto é constituído: elementos de referência pessoal, temporal,
espacial, registro linguístico, grau de formalidade, seleção lexical, tempos e modos
verbais; uso dos recursos linguísticos em processo de coesão textual: elementos de
articulação das sequências dos textos ou à construção da  micro estrutura do texto. 

•  Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da comunicação e informação: 
impacto e função social -  o texto literário típico da cultura de massa: o suporte
textual em gêneros digitais; a caracterização dos interlocutores na comunicação
tecnológica; os recursos linguísticos e os gêneros digitais; a função social  das
novas tecnologias.