Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

JAZZ EM CHAPADA DOS GUIMARÃES É BOM DEMAIS!

Ei, ei, ei! Está sabendo que esta semana receberemos um festival de música em nossa cidade! É o terceiro Festival de Jazz de Chapada dos Guimarães! É música de primeira para nosso final de semana!!! Olhem só que legal, os jornais já estão divulgando os shows maravilhosos que acontecerão bem pertinho da nossa escola, bem ali no calçadão da Quincas Borba.

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2012/09/festival-gratuito-de-jazz-tera-shows-com-musicos-internacionais-em-mt.html

Este é o blog oficial do projeto:

http://chapadainjazz.blogspot.com.br/

Muita gente vem de longe para ver e ouvir estes músicos fantásticos, então vamos mostrar que nossa receptividade é tão maravilhosa quanto a produção e organização deste projeto!

Ah, que tal saber um pouco mais sobre o jazz?


jazz é uma manifestação artístico-musical originária dos Estados Unidos. Tal manifestação teria surgido por volta do início doséculo XX na região de Nova Orleães e em suas proximidades, tendo, na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam, um de seus espaços de desenvolvimento mais importantes.
O jazz se desenvolveu com a mistura de várias tradições musicais, em particular a afro-americana. Esta nova forma de se fazer música incorporava blue noteschamada e respostaforma sincopadapolirritmiaimprovisação e notas com swing do ragtime. Os instrumentos musicais básicos para o Jazz são aqueles usados em bandas marciais e bandas de dança: metaispalhetas ebaterias. No entanto, o Jazz, em suas várias formas, aceita praticamente todo tipo de instrumento.
As origens da palavra "jazz" são incertas. A palavra tem suas raízes na gíria norte-americana e várias derivações têm sugerido tal fato. O jazz não foi aplicado como música até por volta de 1915. Earl Hines, nascido em 1903 e mais tarde se tornou celebrado músico de jazz, costumava dizer que estava "tocando o piano antes mesmo da palavra "jazz" ser inventada".
Desde o começo do seu desenvolvimento, no início do século XX, o jazz produziu uma grande variedade de subgêneros, como odixieland da década de 1910, o Swing das Big bands das décadas 1930 e 1940, o bebop de meados da década de 1940, o jazzlatino das décadas de 1950 e 1960 e o fusion das décadas de 1970 e 1980. Devido à sua divulgação mundial, o jazz se adaptou a muitos estilos musicais locais, obtendo, assim, uma grande variedade melódica, harmônica e rítmica.

O restante do artigo está neste link acima. 

Se ligue no video da dupla Zé Renato e Renato Braz, boa de verso e de cordas, que vem nos visitar neste festival! 



Até lá!




Nenhum comentário:

Postar um comentário